- Ano: 2015
-
Fotografias:Rhys Holland
Descrição enviada pela equipe de projeto. Entre a paisagem de arbustos e neve nas belas Montanhas Nevadas está esse abrigo australiano contemporâneo. Suas formas ondulantes fazem alusão às montanhas ao fundo; o estábulo tem disposição perpendicular à casa de máquinas adjacente, formando uma barreira dos ventos de inverno.
Um grande portal através do estábulo emoldura as vistas para a paisagem ao fundo, e proporciona um espaço prático para se preparar para um passeio à cavalo, tirar as malas do carro, armazenar lenha, assim como uma entrada confortável ao edifício.
O portal também serve para dividir o edifício aos seus componentes separados - de um lado, está a residência do gestor da fazenda. Do outro, cinco estábulos para cavalos, com oficinas, espaço de alimentação dos animais e sala de aderência associadas. Uma entrada separada leva às acomodações de dois quartos contidas acima dos estábulos.
A forma prateada dos estábulos é revestida em alumínio zinco corrugado, que envolve em uma superfície contínua as paredes do edifício, e acima da cobertura. O alinhamento das ranhuras do revestimento é paralelo à cobertura inclinada, enfatizando sua forma trapezoidal.
Na lateral sul do edifício pequenas janelas pivotantes quadradas pontuam a fachada, quebrando os planos da janela, e proporcionando luz e ventilação. Na fachada norte, grandes aberturas admitem luz e calor. Uma grande abertura trapezoidal na varanda recuada do pavimento superior proporciona uma vista espetacular das montanhas.
Os estábulos abrem para pátios no lado norte, onde cavalos podem ser trazidos para serem preparados para um passeio. Estes pátios, o portal e as fachadas são acabadas em belos tons ocres de aço tradado, trazendo calor e aconchego para os interiores além de proteger o edifício dos comuns incêndios nos arbustos do entorno. Os acabamentos internos são robustos e possuem temática relacionada a agricultura, com aço e concreto como elementos principais. Nas áreas de estar, mobiliário em madeira é acrescentado para adicionar uma sensação de refinamento e sofisticação.
Os pisos e forros aparentes são em concreto polido, auxiliando na função de trazer aconchego ao edifício. Um boiler à lenha aquece a água que circula por sob a laje, proporcionando conforto durante os ventos gelados do inverno. Nessa época do ano, o edifício proporciona proteção aos cavalos, e acomodações confortáveis próximas aos campos abertos.
A forma distintiva do edifício sem beirais alivia problemas relacionados a este clima extremo, como as cargas de neve e de vento em excesso, assim como proporciona proteção contra os incêndios. As varandas recuadas e janelas profundas representam estratégias de proteger o edifício do sol do verão.
O edifício também contém um sistema de calhas ocultas, que coletam a água da chuva em grandes tanques para utilização no edifício e em toda propriedade. O lixo produzido no edifício é todo processado de maneira natural no próprio terreno. As paredes em concreto aparente do exterior e de alvenaria internas proporcionam massa térmica para mediar a variação diária, mitigando os extremos ao longo do dia.
Essa abordagem na arquitetura australiana confere nova vida e novo refinamento para o clássico abrigo, os materiais duráveis perdurarão por anos, se tornando parte da paisagem que reside.